Home > Alimentação do Samoieda

Alimentação do Samoieda

A alimentação do Samoieda pode ser industrializada (ração) ou feita em casa (natural - AN).

O Samoieda adulto precisa comer 450-650 gramas por dia, de ração super premium para cães adultos de raças grandes, dependendo da idade, porte e atividade física do mesmo. Essa quantidade deverá ser dividida em pelo menos 2 partes, oferecidas pela manhã (8:00) e a noite (20:00).

Filhotes comem uma quantidade variável de acordo com a idade, o apetite e o gasto de energia de cada um. Recomendo utilizar ração super preminum de filhote para raças grandes até os 24 meses.

Existem inúmeras marcas de ração SUPER PREMIUM no mercado.

A frequência que deve ser oferecida ao filhote é a seguinte:

- 2 - 5 meses: 4x ao dia,
- 6 -7 meses: 3x ao dia,
- A partir de 12 meses: 2x ao dia.

Uso nos meus filhotes ração super premium de filhotes para raças grandes até que completem 24 meses.

Fêmeas após os 30 dias de gestação, durante a amamentação e até 2-3 meses após o desmame também comem a ração super premium para filhotes de raças grandes.

A alimentação feita em casa (AN) deve ser balanceada e deverá conter carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. As fontes de carboidratos podem ser: batata, cenoura, milho e beterraba. As proteínas: carne de vaca, frango, peru, peixe, gema de ovo. Nunca carne de ovelha, pois ela pode acarretar problemas intestinais e alérgicos no samoieda. Vitaminas e minerais podem ser acrescentados na forma de suplementos próprios para cães. Alho e sal são os temperos ideais. Não colocar temperos fortes e nem condimentos na dieta do seu Samoieda. Lembre-se que os cães nativos se alimentavam de comidas cruas como batata, beterraba e peixes congelados.

Uma boa dieta natural para um Samoieda mediano, com atividade física moderada é a seguinte:

*   proteína diária 300g
*   carboidrato 150g
*   1 pitada de sal
*   1 dente de alho moído
*   1 colher chá óleo de peixe.

O Samoieda pode comer um mix de comida caseira e ração. No caso, a comida caseira não deve conter condimentos e deve ser preparada especialmente para o cão.

Folhas de manjericão e coentro são permitidos.

Nunca oferecer cebola que pode ocasionar uma espécie de anemia hemolítica nos Samoiedas. Clara de ovo também deve ser evitada.

Alguns cães adoram queijos (cottage ou queijo minas fresco), patê de sardinha, pedacinhos de carne de vaca ou frango, cenoura ou beterraba ralada, iogurte natural, creme de leite, ou outros alimentos misturados a ração.

O Samoieda não é um cão que tem problemas de alimentação e não exige dieta especial, a menos que tenha algum problema de saúde. Nestes casos existem no mercado rações especiais para cada indicação do veterinário - Diabetic, Hepatic, Renal, Cardiac, Dermatologic, Controle de Peso, etc.

A quantidade de alimento deve ser adequada a atividade física de cada cão. Não exagerar na comida pois o Samoieda absorve grande quantidade do alimento que ingere, aproveitando muito bem os nutrientes (como muitos cães originários de regiões inóspitas o samoieda consegue sobreviver em períodos de escassez) e pode ficar obeso se for sedentário e tiver excesso de alimentos calóricos disponíveis. Isso pode ser muito prejudicial a sua saúde. O ideal é manter o peso do cão adulto dentro do padrão da raça:

- Fêmeas: 19 - 26 kg
- Machos: 23 - 30 kg.

Ossos devem ser evitados pois existe risco de perfuração do trato gastro-intestinal do Samoieda.

Doces, pães, bolachas e outras guloseimas humanas também devem ser evitados. Chocolate é altamente tóxico para cães e está terminantemente proibido para Samoiedas.

O alimento do cão adulto deverá sempre ser fracionado em 2 porções ao dia para evitar sobrecarga no aparelho digestivo. Além disso, logo após a refeição o Samoieda não deve brincar, nem correr e nem ser exposto ao calor para prevenir uma torção gástrica, um problema sério que pode matar o Samoieda em 2 horas se não for socorrido a tempo.

Biscoitos para cães podem ser oferecidos após as refeições para limpar os dentes.

Não recomendo petiscos com corantes, pois além de serem muito artificiais, podem manchar o pelo ao redor da boca do Samoieda.

Frutas podem ser oferecidas a vontade aos Samoiedas nos intervalos das refeições: banana, maçã, melão, mamão, pêra, morangos, etc. Frutas cítricas como acerola, tangerina e abacaxi devem ser oferecidas moderadamente. Evitar abacate.


E pasmem: Alguns dos meus Samoiedas adoram tomate e alface! Não tem nada errado em um Samoieda com tendências vegetarianas.

Independentemente da alimentação do seu Samoieda ser a base de ração industrializada ou de alimento natural, não se esqueça de sempre deixar água limpa e fresca ao alcance dele.

 



Tradutor

CanilLesAmis.com.br ®
Direitos Reservados 2011

Usamos Microchip Partners Royal Canin free counters

Desenvolvido por: Argon
Otimização de Sites