Home > Grooming

Grooming

A fim de manter o seu Samoieda limpo e livre de parasitas, você vai precisar de no mínimo uma hora por semana, para colocar o grooming do seu sammy em dia.

Se o seu Samoieda é um filhote, é castrado, idoso, ou está na muda (troca de pelos), você pode precisar de um pouco mais de tempo por semana. Por quê? O filhote Samoieda é muito curioso e está descobrindo o mundo e por conta disso ficará sujo com mais frequência do que um sammy adulto. Os Samoiedas esterilizados ou castrados vão levar um pouco mais de tempo para a escovação pois a pelagem torna-se mais densa e/ou mais longa. Em contra partida Samoiedas castrados perdem menos pelo que os não castrados o que faz a muda ser bem menos intensa, principalmente do verão para o inverno. Os Samoiedas idosos tem a pele mais macia, frágil e delicada do que o mais novo cão e por conta disso você terá que ser mais paciente na hora de escovar e principalmente de tirar os eventuais nós.

Durante o período em que o seu Samoieda está trocando a pelagem (muda), você vai querer investir um pouco mais do seu tempo na retirada do pelo morto, a fim de acabar com a queda com a maior brevidade possível.

O mínimo de uma hora, por semana, não tem que ser feito numa só sessão. Você pode fazer aos poucos durante 5-10 minutos por dia. Isso se aplica especialmente para filhotes e para os sammies na fase geriátrica.

Equipamentos necessários:

  • Rasqueadeira ou desembolador
  • Cortador de unhas
  • Escova com cerdas de aço sem bolinhas nas pontas 
  • Pente de aço inoxidável
  • Tesoura curva
  • Tesoura sem ponta
  • Secador de cabelo ou soprador 
  • Shampoo branqueador


Escovação:
O Grooming não começa na banheira. A escovação irá remover qualquer pelo solto ou sujeira grudada sob o pelo do Samoieda. Use uma escova grande (ou um pente de aço de dentes largos) para o grooming. Ela vai abrir e separar o pelo e o subpêlo, tornando bem mais fácil de secar e pentear o sammy no final.

Segure o pelo com a mão esquerda (a menos que você seja um canhoto, ai inverta) e com a mão direita escove o pelo no sentido contrário da cauda para cabeça, puxando o pelo em movimentos da pele para fora. Não force a escova através do pelo ou você terá um cão infeliz que não se sentirá motivado a cooperar com seus esforços. Samoiedas tem a pele delicada, assim escove firmemente, mas com suavidade. Segure pequenas quantidades de pelo, senão você vai tirar muito pêlo vivo e mais uma vez, irá prejudicar o seu cão.

A cauda é uma área muito sensível, escove esta área suavemente e no sentido do crescimento do pelo da base para ponta seja paciente com seu Sammy e você terá uma maravilhosa cauda de plumas! Não usar rasqueadeira na cauda dos cães ou você não vai gostar do resultado.


 


Como você estará também à procura de pulgas, carrapatos, ou qualquer crescimento incomum ou lesão, você irá tatear o corpo do cão todo e isso será uma interação social agradável para ambos. É calmante para o cão, e aprofunda sua ligação com ele. Serve também como um momento em que você pode checar vários aspectos da saúde do seu Samoieda. Grooming é uma atividade importante entre os animais de todos os tipos, e serve para solidificar os laços familiares. Observo na matilha Les Amis que os cães que se dão muito bem se limpam uns aos outros após as refeições e antes de dormirem.

Converse com seu cão, diga-lhe que ele é um bebê lindo, agrade-o com muita calma e  não caia na besteira de tentar fazer o cão todo nas primeiras vezes faça um pouco agora, e deixe um pouco para mais tarde. Quando qualquer um de vocês começar a ficar impaciente, ou quando o cão começar a resistir ativamente, é hora de parar ou  você vai acabar em uma guerra desagradável que irá destruir tudo o que você está tentando construir. Além disso, nunca deve ficar a ideia para o cão de que ele pode espernear e tentar fugir que você vai parar o que está fazendo pois ele descobriria que  pode ir longe com esse comportamento em muitas outras áreas da vida, além de grooming.

Quando você terminar com a escovação, verifique o seu trabalho investigando cuidadosamente com os dedos em lugares como axilas e atrás das orelhas.

Essa escovação já dá ao cão uma boa aparência geral e deve ser feita semanalmente. Aproveite esse momento para fazer um check up rápido no seu cão. Se for um macho inteiro verifique testículos para detectar qualquer caroço ou inchaço estranho. Se for uma fêmea, verifique os seios para também detectar qualquer caroço ou inchaço estranho sendo ela castrada ou não. Se ela não for castrada verifique algum edema ou a saída de algum liquido da vagina &ndash cio ou corrimento purulento. Como eu disse antes, este é o momento para começar uma caça sobre os problemas que podem estar  em desenvolvimento. Aproveite para limpar as orelhas e verificar como está a dentição do cão.

Muito cuidado ao retirar nós de trás das orelhas, axilas e coxas. Nunca use tesoura. Você poderá cortar a pele do samoieda.

No mercado existem líquidos desembaraçantes que facilitam a remoção dos nós, entretanto eu não recomendo em cães de exposição pois alteram a textura da pelagem por serem engordurantes.

Banho:
Certifique-se de nunca colocar um cão embolado no banho o pelo irá solidificar e assumir a coesão do concreto (rsrs). Para ter certeza que a escovação abriu bem o pelo o ideal é poder sopra-lo cuidadosamente antes de tomar banho.

Use shampoo branqueador. Quando você der o banho, não se esqueça de lavar, enxaguar e lavar um pouco mais até que todo sabão tenha sido retirado. Se você deixar algum resíduo o sammy poderá ter uma coceira miserável, uma alegria, poderá desenvolver um cheiro um pouco desagradável e/ou poderá ter até uma ferida de dermatite úmida causada por fungo, seguida de infecção bacteriana chamado de "hot spot". Basicamente, o cão se coça e se lambe tanto até que ele provoca fissuras na pele, então a infecção secundária se instala e acaba por danificar a bela pelagem do samoieda. Um cão pode literalmente fazer um estrago em si mesmo em poucas horas, por isso certifique-se de enxagua-lo muito bem para retirar todo o sabão!

Eu não uso condicionador nos meus Samoiedas, pois eles tendem a engordurar o pelo e pesá-los para baixo, dando ao cão uma aparência murcha. Além disso, após lavagens com cremes e condicionadores os sammies tendem a pegar um monte de sujeira no pelo.

Secagem:
Se você for dar o banho do seu samoieda em casa recomendo investir em um soprador. Existem vários no mercado disponíveis, comprados até em sites na net, a partir de R$ 300,00 e entregues em casa! Confie em mim, é um dinheiro bem gasto, pois esta é uma ferramenta necessária se você quiser fazer um bom trabalho sem queimar o pelo e a pele do sammy (é  provável que isso aconteça com um secador de cabelo convencional de humanos), sem falar que com um secador você levará cinco horas no processo de secagem de um sammy adulto e com um soprador você reduz esse tempo pela metade. Além disso, um soprador poderoso literalmente sopra a água e os pelos mortos para fora do cão e deixa o pelo bem fofinho.


 


Secar as pernas de baixo para cima, indo contra o sentido do nascimento dos pelos. Não vá além de trás da cabeça se você não tem prática.  Se o cão mover a cabeça de repente, ele poderá ser ferido (orelhas, olhos) pela alta velocidade do ar que vem através do bocal do secador.

Depois de bem seco, escove-o no sentido contrário ao nascimento do pelo. Corte as unhas depois do banho.  É o melhor momento, quando as unhas são amaciados e menos propensas a quebrar. Aparar os pelos ao redor dos pés e jarretes. Retirar todo o pelo entre as almofadas plantares.


 

 
Certifique-se de que quando você secar o cão ter muito cuidado ao redor da cabeça até você estar muito familiarizado com o secador e saber o que ele pode fazer. Se você é iniciante eu recomendo deixar o ar natural secar a cabeça. Não use o secador ali.  Passe uma toalha de banho seca e depois um papel toalha para absorver bem toda água da testa, focinho e bochechas.

Depois de secar:
Acertem com a escova os pelos do dorso escovando no sentido cauda-crânio e os pelos da nádega escovando no sentido do crescimento do pelo.


 

 
Diferentes partes do mundo fazem as coisas de forma diferente, e as preferências da preparação não são exceção. Aqui no Brasil cortamos os pés e jarretes dos nossos Sammies. Nós não cortamos os bigodes do samoiedas. Nunca tiramos os bigodes pois os Samoiedas se localizam na neve através dos pequenos sensores que funcionam como "radares" existentes nos bigodes e não queremos de modo nenhum tirar um dos sentidos do cão. Nos EUA e Canadá eles fazem a mesma coisa, mas eles retiram os bigodes. Na Inglaterra e em muitos lugares da Europa, por exemplo, eles não cortam nenhum pelo do sammy e os cães são mostrados em exposições com os pés e os jarretes mantidos num estado natural, apenas com as unhas aparadas, mas todos os pelos deixados intactos. Há uma tendência cada dia mais forte de se fazer o grooming do Samoieda por inteiro, mas ainda existem muitas divergências em relação ao gosto dos juízes.

Para aqueles que querem cortar pés e jarretes, continuem a ler.

Unhas:
As unhas devem ser aparadas logo após o banho, quando elas estão macias e flexíveis e cortam facilmente, ao contrário de secas que podem se quebrar e ferir o cão. Corte apenas a ponta clara e não cortar demasiado perto da parte escura da unha que é uma veia e vai sangrar profusamente. Caso isso aconteça é melhor você ter um pouco de pó anti-hemorrágico na mão para parar o sangramento. Se o cão se movimenta muito não recomendo cortar a unha dele sem ajuda de outra pessoa e sim lixá-la apenas ou continuar como antes, para que você não corra o risco de machucá-lo.

 


 

 
Faça o corte das unhas pelo menos dois dias antes do show para não ter qualquer chance de unhas dos pés sensíveis prejudicarem o movimento do seu cão e criar algo que não existe.

Pés:
Certifique-se que os pés e jarretes estão bem secos, porque o pelo encolhe um pouco quando seca e se você cortar o cabelo molhado, você acaba não deixando o suficiente. Certifique-se que os pés estão muito limpos e não deixe o cão correr na terra ou asfalto após o banho para não pegar sujeira do chão.

Faça a base das patas em primeiro lugar. Tenha cuidado para não cortar todo o caminho até os dedos dos pés. Tem que ficar redondinho, sem falhas e nem caminhos de rato. Isso é prática! Se vão para uma exposição é bom treinar antes.

Escovar o pelo da região anterior do pé no sentido contrário ao nascimento do pelo e com a tesoura desbaste os pelos a partir do final do pé para o arco do topo do pé. Não cortar todo o pelo fora ao nível do pé do cão, senão você vai obter um resultado feio e todas as unhas dos pés vão ficar para fora o que dá um aspecto horrível de olhar. Cuidadosamente crie um pé agradável, delineando-o. O objeto aqui é fazer com que ao olhar o pé ele esteja limpo, arredondado, harmônico, mas não como se fosse "preparado" reto. Quanto mais natural, mais bonito.

Para cortar o pelo em volta dos pés todo cuidado é pouco. Seguir os contornos do pé, dando-lhe substância aparando apenas alguns fios de cada vez. Você sempre pode cortar mais um pouco ... mas você não pode colocar de volta o que você tirou!

Quando você chegar a forma que você quiser e não existir pelos dispersos saindo do topo do pé do cão, com a tesoura curva e usando o mesmo método "alguns pelos de cada vez", corte ao redor das bordas do pé. Manter a forma de lebre do pé do Sammy.
Sim, isso leva tempo, mas o produto final vale a pena!

Jarretes:
Penteie os pelos do jarrete completamente, retirando qualquer emaranhado. Passe o pente fino. Então penteie o pelo para cima em direção a cauda do cão. Usando uma tesoura de corte longo e reto, corte uma linha reta fora do pelo do jarrete até a superfície da mesa onde o cão está em pé. Mais uma vez, deixe uma boa quantidade de pelo, você não quer seu cão parecido com uma galinha ... tudo o que você fará é delinear, tirando as pontas, não é uma escultura.

 


 


Independentemente do que as pessoas podem lhe dizer, na minha opinião o Samoieda não é uma raça esculpida, é uma raça natural e primitiva e como tal deve ser apresentada.
 
Penteie novamente, e se tiver pelos dispersos corte uma linha agradável, em linha reta. O pelo que vem do fundo do jarrete (ao lado do dorso do pé) será um pouco maior do que o lado de cima (ao lado do jarrete real) ... isso é o que você quer ... você não quer ao olhar ver uma foice que é como vai ficar se você cortar tudo fora.

 


 


Enquanto você faz isso, verifique o interior dos metacarpos em busca de ergots e veja se eles foram retirados de seu cão. Observe bem e apare qualquer pelo longo que surgir. Ambos os pés tem que ficar com aspecto semelhante e natural.

 


 


Acabamento:
Eu gosto de terminar com o pente de aço inox através do pelo do rosto, especialmente ao redor dos lábios e no queixo.

Quando você acabar o grooming, gratifique o cão. Dê-lhe uma cenoura crua, se ele gosta delas, um palito de couro ou um biscoito canino e agradeça-o por sua paciência. Meus cães amam ser escovados, sobem sozinhos na mesa e empurram uns aos outros no caminho para serem o primeiro a ser grumado.

Não deixe seu cão pular da mesa, ele pode se ferir. Ensine-o a esperar por você para vir tirá-lo da mesa, a menos que sua mesa seja baixa. No meu caso como também tenho terra novas, uso uma mesa baixa, em torno de 40 cm e eles saltam sob comando.

Recomendo muita paciência e amor para fazer o Grooming na pelagem do seu Samoieda. 
Você saberá que seu samoieda está perfeitamente limpo e saudável pela qualidade da pelagem, pela textura semi-áspera e com brilho cintilante na ponta dos pelos.

Desfrute do seu trabalho e admire como ficou belo seu sammy!

Para uma visão mais detalhada do "Grooming do seu Samoieda", fiz um filme para ensiná-los como é simples fazer o grooming em casa mesmo. clique aqui.

Lembrem-se, um nó não se faz em um só dia. Se seu cão tiver os cuidados necessários periodicamente, não se formarão nós!



Nunca tose seu samoieda! 
Os Samoiedas não devem ser tosados. A pelagem do samoieda serve como um isolante térmico, formando uma camada de ar entre o ambiente e a pele do cão, protegendo-o do frio e do calor intenso, dos raios solares, de lesões de pele e do ataque de parasitas. A retirada do casaco de pelos do Samoieda pode levar a queimaduras solares na pele, onde nos locais em que a lesão for mais profunda poderá nunca mais nascer o pelo. Além disso, o cão fica exposto diretamente ao sol poderá sofrer hipertermia e desidratar com muita facilidade. Um samoieda tosado perde sua identidade, podendo inclusive deprimir e adoecer.



Serviço de Grooming Les Amis:
Na maioria das vezes os banho e tosas dos pet shops não sabem como deve ser o passo a passo para o cuidado correto com o pelo dos Sammies. Cabe ao proprietário orientar a pessoa que fará o serviço para que não sejam feitas tosas desnecessárias, para que se escove o cão antes do banho e principalmente para que se enxague abundantemente o cão e finalmente para que sequem muito bem a pelagem, a fim de se evitar vários problemas de pele após o banho.

Faço o Grooming do seu samoieda. Valor R$ 300,00 a R$ 800,00. 
Prioridade para cães que nasceram no Canil Les Amis.
Entre em contato para marcar uma avaliação: (14) 9704-6570 TIM / (11) 9743-7069 VIVO 
 



Tradutor

CanilLesAmis.com.br ®
Direitos Reservados 2011

Usamos Microchip Partners Royal Canin free counters

Desenvolvido por: Argon
Otimização de Sites