Home > História do Samoieda No Brasil

História do Samoieda No Brasil

O Samoieda chega ao Brasil em 1975

Por muito tempo existiram poucos representantes da raça Samoieda no Brasil.
Felizmente a partir de 1975 o Sr. e a Sra. Werner Degenhardt proprietários do Bjelkiers Kennel em São Paulo, começaram a divulgar a raça no Brasil e desde então os Samoiedas começaram a ser admirados e a obter sucesso nas exposições caninas.
Os Degenhardts escolheram "Bjelkiers" como nome do seu canil devido este ter sido o nome original da raça dado pelo povo russo nativo, conhecidos como Samoyedos.
O plantel inicial do casal foi um macho de criação canadense, NANOOK SALTON (Ohmis Polar Tosca X Samko Himo) e uma fêmea dinamarquesa, JENISIJS LACI (Jenisijs Hebu X Jenisijs Gitja), apelidada carinhosamente de Freya. Ambos ganharam os títulos de Campeão Brasileiro, Grande Campeão Brasileiro e Campeão Internacional em exposições.

 


Freya 

 
No devido tempo esses dois foram acasalados e tiveram em sua 1ª ninhada um filho que se tornou o primeiro Samoieda a vencer um Best In Show no Brasil. Este cão Ch J. YURAK OF BJELKIERS, apresentado pelo seu proprietário Werner Degenhardt ganhou o BIS no kennel Clube do ABC em março de 1983, com a idade de 5 anos. Neste mesmo ano ele se destacou como 9º Melhor Cão de Criação Nacional, entre todas as raças.

 


Yurak 


Em 1978 o Bjelkiers Kennel trouxe para o Brasil o Campeão Americano SILVERSEAS IVAN OF ARANDALE filho do Campeão Halles Wee Willie Winkie X Campeã Angelique of Arandale e pouco tempo depois trouxeram o Campeão Americano POOKAS CENTURIAM OF THE PINES, chamado carinhosamente de "Blu" por seus donos, filho do Campeão Silveracres Polar Bear x Campeã Pooka"s Surprise OFrostymorn, CD.
Esses dois cães IVAN e BLU ajudaram a manter a já boa qualidade no plantel dos Degenhardt. Nas suas apresentações em shows ambos sempre foram bem colocados entre os 4 melhores do Grupo 5.
IVAN foi o 1º Samoieda macho Campeão Brasileiro, Grande Campeão Brasileiro e Campeão Internacional e J.KIROVA OF BJELKIERS (irmã de ninhada do YURAK) foi a 1ª fêmea a receber o título de campeã Sulamericana. Ambos realizaram esse feito no II SICASUD-SHOW em Montevideo, Uruguay, o evento Internacional Anual que é realizada a cada ano em países diferentes da América Latina. O juiz foi John Connolly dos EUA. Atualmente esse evento é chamado de SICALAM.
IVAN tornou-se Campeão Americano, Brasileiro, Internacional e Sulamericano, e por conta destes feitos se tornou destaque canino da revista Dog World, a mais famosa da época nos EUA. Essa notícia foi publicada na edição de dezembro de 1980 da Revista Dog World.
BLU também se tornou Campeão Americano, Brasileiro, Grande Campeão, Campeão Internacional e Campeão Sulamericano.
Ambos foram padreadores excelentes com muitos filhos notáveis.
Em 1982 a cadela CO-LEE CHRYSTAL OF BJELKIERS, filha do Campeão Americano e Canadense Co-Lees Calipso X Campeã Americana e Canadense Kalmarli Aloja Tehani, foi trazida para o Brasil tornando-se logo a seguir Campeã Brasileira, Grande Campeã Brasileira e Campeã Internacional.
 


Da esquerda para direita na foto acima algumas das matrizes do Bjelkiers kennel:
Ch Kirova (filha, 7 anos), Ch Freya (mãe, 9 anos) e Ch Rebecca (filha, 3 anos)
 


Em 1984 a cadela J. REBECCA OF BJELKIERS que foi a última filha do casal fundador do Bjelkiers (nasceu em 1981), então já Campeã Brasileira, Grande Campeã Brasileira, Campeã Internacional e Campeã Sulamericana foi para Califórnia (EUA) para acasalar com o Campeão Americano, Campeão Canadense e Campeão Mexicano THE HOOFN PAWS WHITE KNIGTH (filho do Campeão Americano Kiskas Karaholme Cherokee X Ice Ways Angel). O resultado desse esforço de combinar a herança antiga dos mesmos ancestrais ingleses foi um completo sucesso. Nasceram apenas dois filhotes. Um deles de nome REBECCAS ORION OF BJELKIERS permaneceu no Brasil com os Degenhardts tornando-se Campeão Brasileiro, Grande Campeão, Campeão Internacional e Campeão Sulamericano.
Sua irmã REBECCAS OLINDA OF BJELKIERS foi para Dinamarca onde fez uma excelente carreira em pistas estrangeiras. Em junho de 1985 com somente 13 meses e meio tronou-se Jovem Campeã Mundial, vencendo 66 cães durante a Exposição Mundial - WORLD DOG SHOW 1985, realizada em Amsterdam. O próprio criador viajou para Holanda para apresentá-la na mundial. Valeu muito a pena, pois neste dia ela foi vencedora do 4º lugar entre 143 cadelas, com idades entre 9 e 14 meses, com 64 criadores de diversos países do mundo na competição. Em outubro deste mesmo ano ela ganhou o título de BUNDESSIEGER 85 em Dortmund, Alemanha, além de ganhar muitos grupos na Dinamarca.
Em 1985, na classificação anual, OLINDA foi eleita a 2ª Melhor Samoyeda da Dinamarca.
 


Olinda 

O início de 1986 foi de muita alegria para os Degenhardts, pois o seu Campeão Brasileiro, Grande Campeão Brasileiro, Campeão Uruguayo, Campeão Paraguayo, Campeão Internacional e Sulamericano KENOSHAS AMIK OF SILVER TIP, filho do Campeão Sabarkas Kenosha of Silver Tip X J. Sashe of Bjelkiers, venceu 12 Best In Show durante o verão (janeiro/1986).

Durante alguns anos os cães do Bjelkiers Kennel continuaram sozinhos na raça e se destacando em pista até que em 1993 surge um cão que marcou a história da raça. VIMON VOUCH, chamado carinhosamente de "FROST" por sua dona e proprietária do Davicks Kennel - DF, a médica veterinária Isabella Abritta. Ele nasceu em 15 de fevereiro de 1993, filho de Nepaches Zeus Vimon X Vimon Juma e iniciou carreira em pistas muito jovem, em 08/08/1993 conquistando um Melhor de Raça e um Reserva da Raça. FROST foi Jovem Campeão, Campeão, Grande Campeão, Campeão Panamericano e Campeão Internacional. Ele foi BIS em 02/04/1995, na Exposição Panamericana de Goiânia, com o Juiz Horácio Pizzorno.

 


Frost 

 
No 1º Festival de Especializadas realizado pelo Kennel Clube de Brasília em 23/06/1996 FROST ganhou 3 vezes BISS julgado pelos juízes Suely Rocha, Kleber Felizola e Luiz de Abreu. Em 1994 recebeu o título de 2º Melhor Cão entre todas as raças do Kennel Clube de Brasília e em 1995 foi o 4º Melhor Cão entre todas as raças do Kennel Clube de Brasília.

 


Frost 

No ano de 1996 FROST foi o Melhor Samoieda do Brasil pelo ranking CBKC, tendo ganhado várias colocações em Finais de exposição, vários Grupos V e inúmeras vezes Melhor de Raça. FROST fez uma bela carreira em pista desde 1993 e se retirou em 1997.
Em 1996 o Davicks Kennel importou um excelente exemplar da Argentina, do criador Francis Smith proprietário do Francescas Artic Kennel. Esse cão apelidado de "PEAK" chamava-se FRANCESCAS ARTIC SNOWPEAK (CG- Tarahills License Toseal X CL-Francescas Artic Snowfall), e se tornou Jovem Campeão e Campeão, sendo muito elogiado pelo Sr. Werner Degenhardt quando o mesmo foi julgado por ele em uma de suas participações em exposições.
No 2º Festival de Especializadas do KC de Brasília, realizado em 1997 PEAK foi 2X BISS, iniciando ai uma carreira que seria muito promissora. Entretanto PEAK teve uma campanha curta falecendo ainda jovem de problemas cardíacos.

Em 1994 chega ao Brasil trazido de Portugal um macho já adulto de nome NENTZI (Campeão Americano Symphonys Crescendo of Hoofn Paws  X Campeã Espanhola, Campeã Portuguesa Samoa Bjelka de Garcibravo) que iria mudar a história do Samoieda no Brasil.

 


Nentzi 


Esse macho, juntamente com uma fêmea de criação nacional do conhecido Bjelkiers Kennel chamada Ch ELFI JUSHKAS OF BJELKIERS (Campeão Brasileiro Penascos Bjelkiers Knight X Kinkas Jushka of Bjelkiers), foram  fundamentais para a construção da sólida base genética do CANIL LES AMIS, que iniciou a criação de Samoiedas no ano de 1997. 

 


Elfi 


O casal fundador do LES AMIS SAMOYEDAS produziu apenas 2 crias, no total 6 filhotes, todos  de excelente qualidade, sendo que 4 deles ficaram no CANIL LES AMIS para formação do plantel: Multi Ch BUNNY LUTY DO LES AMIS, Multi Ch BELLE JUSHKA DO LES AMIS, Multi Ch CHIEN NENTZI DO LES AMIS e Multi Ch CHERI SANSKIE DO LES AMIS.
O CANIL LES AMIS, de propriedade da Dra. Alessandra Comin Martins, de São Paulo, começou a participar de exposições oficiais da CBKC a partir do ano 2000 e desde então se iniciou uma nova fase para os Samoiedas em pistas brasileiras.


O cão BUNNY LUTY DO LES AMIS se tornou Jovem Campeão Brasileiro, Campeão Brasileiro, Grande Campeão Brasileiro, Campeão Panamericano, Grande Campeão Panamericano e Campeão Internacional. BUNNY foi várias vezes Best in Show e no ano de 2.000 se tornou Melhor Samoieda do Brasil de acordo com o Ranking CBKC e Dog Show. Foi a partir dai que o CANIL LES AMIS começou a se destacar em pistas nacionais, panamericanas e internacionais.

 


Bunny 


 BUNNY teve vários filhos maravilhosos e entre eles o Multi Ch AYLET MITHRIL LUTTNOVICH BR LES AMIS, um dos Samoiedas mais premiados da História da raça no Brasil, vencedor do ranking de Melhor Samoieda do Brasil em 2010, Melhor Cão do Grupo V (entre mais de 300 cães) e 14º Cão do Brasil de 2010 entre todas as raças (mais de 4.000 cães competindo). Ver outras informações sobre o Mithril mais abaixo.

A belíssima irmã de ninhada do BUNNY, a fêmea BELLE JUSHKA DO LES AMIS, conquistou os títulos de Jovem Campeã, Campeã Brasileira, Campeã Panamericana, Grande Campeã Brasileira, Grande Campeã Panamericana, Campeã Internacional e nos anos de 2002, 2003 e 2004 foi considerada Melhor Samoieda do Brasil, pelos rankings CBKC, KCSP, ABC e Dog Show, e uma fêmea entre tantos machos!!! BELLE JUSHKA ganhou mais de 20 Best in Shows e Finais de Exposição e em 2004 foi eleita a fêmea Campeã Mundial na WORLD DOG SHOW 2004, vencendo cerca de 45 samoiedas de diferentes partes do mundo como Finlândia, Itália, México, Argentina, Chile, Espanha e outros vários samoiedas conterrâneos. BELLE JUSHKA ganhou a Classe Campeonato e foi a Melhor Fêmea da raça Samoieda. Ela foi preparada pela criadora Alessandra Comin Martins e apresentada pelo handler Adelton Ramiro Caetano.
A WORLD DOG SHOW 2004 foi realizada na cidade do Rio de Janeiro em abril de 2004, no recinto de Eventos Rio Centro, na Barra da Tijuca. Estiveram presentes mais de 2.000 cães de todas as raças do mundo todo. A Exposição Mundial da FCI não era realizada no Brasil há mais de 20 anos e na história da raça no Brasil não há nenhum outro samoieda adulto que tenha obtido esse título tão almejado e conquistado pela BISS Multi Ch BELLE JUSHKA DO LES AMIS.

 


Campeã Mundial, Multi Ch Belle Jushka do Les Amis 

 
A irmã caçula da BELLE JUSHKA, a fêmea CHERI SANKIE DO LES AMIS, apresentada pela própria criadora Alessandra Comin Martins, ficou em 2º lugar na classe, também na Expo Mundial de 2004, vencendo cães de altíssimo padrão, inclusive alguns que vieram de terras gélidas da Finlândia.
Entre Samoiedas do mundo todo na WORLD DOG SHOW 2004, deu dobradinha LES AMIS. Orgulho dobrado para o Brasil por ter as Samoiedas mais lindas do Mundo em 2004!
 

BELLE JUSHKA DO LES AMIS foi uma matriz excelente e teve uma prole de peso na história do Samoieda no Brasil. Em 2002 ela acasalou com um macho peruano Multi Ch LEONID BREZHNEV CHERKIEV, de propriedade de Maria Leonor Orellana e deste acasalamento nasceu o Multi Ch DOUILLET COTTON DO LES AMIS, que venceu o ranking do Kennel Clube do ABC em 2003. No ano de 2003 BELLE JUSHKA acasalou com um macho espanhol, o Campeão DE VILLAODON SHAKESPEARE e o resultado desta ninhada foram vários Campeões Brasileiros, Panamericanos e Internacionais. Entre eles FÊNIX LESYNKA DO LES AMIS, FLEUR DES CHAMPS DO LES AMIS, FAHIR TOLSTÓI DO LES AMIS. Em 2007 em sua última ninhada, BELLE JUSHKA acasalou com um macho americano, o Campeão LES AMIS BUBBA OF BRUIN e desta ninhada também nasceram cães de altíssimo nível, muitos Campeões como YANNICK WAFER BR LES AMIS, YAHTZY GÂTEAU BR LES AMIS e o Multi Ch YAN SIR LANCELOT BR LES AMIS, um ícone da raça no Brasil." LANCELOT" como é chamado por sua proprietária Sandra Peixoto do Canil Belle Mont Blanc de Pernambuco, foi melhor Samoieda do Brasil de 2009 e 2011 e em 2010 consagrou-se GRANDE VENCEDOR NACIONAL. Ver outras informações sobre o Lancelot mais abaixo.

Em 2005, o macho BIS JCh, Ch, ChPan, GrCh, GrCh Pan, Ch Int HYER SOLEIL DO LES AMIS, filho do Multi Ch CHIEN NENTZI DO LES AMIS x EXCEL JUSHKAS OF BJELKIERS, ganhou o título de Samoieda # 1 do Brasil - Ranking CBKC e DOG SHOW.  Em 2006 e 2007 o feito se repetiu. O Multi Ch HYER SOLEIL DO LES AMIS, o "SOL" como é chamado carinhosamente por sua criadora Alessandra Comin Martins, foi por três anos seguidos líder dos rankings nacionais. SOL ganhou vários BIS e Finais de Exposição e teve muitos filhos de beleza notória.




Multi Ch Hyer Soleil do Les Amis 

Infelizmente em 29 de março de 2006, o Sr. Werner Degenhardt introdutor da raça Samoieda no Brasil, falece aos 65 anos, durante uma exposição de cães em Serra Negra, vítima de Infarto Agudo do Miocárdio. Lamentavelmente uma perda precoce da figura mais importante da raça Samoieda no Brasil. As Samoiedas do Sr. Werner, em sua maioria cadelas idosas foram adotadas pelo Canil Les Amis.


Em 2008 outro filho do Multi Ch CHIEN NENTZI DO LES AMIS se destacou, desta vez uma fêmea maravilhosa a BIS JCh, Ch, GrCh, ChPan, Ch Int ISABEAU NITZA DO LES AMIS venceu o ranking de Samoieda #1 do Brasil, imbatível em pistas.



 
Multi Ch Isabeau Nitza do Les Amis 


Outro descendente do Multi Ch CHIEN NENTZI DO LES AMIS se destacou nos anos de 2009 e 2010.  Seu neto ALAN KELVIN PRADO VON BLANC (Multi Ch Tamisa Imperatrice Glacier Br Les Amis X Ch Snowmist High Voltage) de criação do Canil Prado Von Blanc do Distrito Federal se tornou Jovem Vencedor Nacional em 2010. "KELVIN", como é chamado por seus criadores Wilma Prado e Roberto Rodrigues foi o primeiro Samoieda a receber esse título no Brasil. Além disso, KELVIN ganhou em pistas brasileiras cerca de 20 Best In Show e Finais de Exposições enquanto Jovem e 5 classificações em BIS e Finais de Exposições na Classe Adulta até o presente momento.

 


Kelvin 


As novas gerações do Canil Les Amis começam a se destacar em 2009 quando o Multi BISS JCh, Ch, GrCh, ChPan, GrChPan e Ch Int. YAN SIR LANCELOT BR LES AMIS passa a ocupar a posição de Samoieda #1 do Brasil, seguido pelo seu primo o Multi BISS JCh, BrCh, GrCh, ChPan, GrChPan, Ch Int. AYLET MITRHIL BR LES AMIS que fica como Reserva da Raça nos rankings CBKC e Dog Show. 
Em 2010 o BIS JCh, Ch, GrCh, ChPan, GrChPan e Ch Int.YAN SIR LANCELOT BR LES AMIS, consagrou-se GRANDE VENCEDOR NACIONAL, ficou como Reserva da Raça e do Grupo V no ranking CBKC e ganhou o ranking da raça Samoieda pelo Dog Show. Em 2011 LANCELOT repete o feito de 2009 e consagra-se o Melhor Samoieda do Brasil - CBKC e Dog Show. Até o presente momento LANCELOT conta com mais de 50 Best In Show e finais de Exposições.
 


 
 


Em 2010, o Multi BISS JCh, BrCh, ArCh, UrCh, GrCh, ChPan, GrChPan, Ch Int. AYLET MITRHIL BR LES AMIS consagra-se como Campeão Uruguayo, Campeão Argentino, Samoieda #1 do Brasil pelo ranking CBKC, Cão #1 do Grupo 5 pelo ranking CBKC e DOG SHOW e 14° melhor cão do Brasil entre todas as raças (mais de 4.000 cães competindo). "Mithril" é o primeiro Samoieda a vencer o Grupo 5 no Brasil, com mais de 350 cães participando. Até o presente momento ganhou mais de 30 Best In Shows e Finais de Exposição.


 

 
MITHRIL é o primeiro Samoieda da nova geração a atravessar fronteiras para mostrar a qualidade do Samoieda Brasileiro em vários países da América do Sul, vencendo todas as raças nas exposições que competiu no exterior.

 


 

 
Ambos, LANCELOT e MITHRIL são dois cães perfeitos que já imprimiram seu brilho na História do Samoieda do Brasil.



 

   

  

No ano de 2012, um jovem cão do CANIL LES AMIS,  o JCh, Ch ULRICH JACK DANIELS BR LES AMIS, de propriedade do Sr. Israel Ide de Recife/PE consagra-se JOVEM VENCEDOR NACIONAL por ter sido reconhecido como BIS - Melhor Cão da Exposição em 3 estados diferentes do Brasil. Jack como é carinhosamente chamado por seu dono, é um fenomeno em pistas conquistando muitos finais de exposição e mesmo em tenra idade vence o ranking nacional CBKC e DogShow de 2012.   

Em breve foto.  
                      
Em 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 o Canil Les Amis foi considerado o MELHOR CRIADOR DA RAÇA SAMOIEDA DO BRASIL, segundo ranking oficial da CBKC. São 13 anos consecutivos como MELHOR CANIL DE SAMOIEDA DO BRASIL. No mesmo período de 2000 a 2011 o Canil Les Amis foi o criador de todos os Samoiedas vencedores do Ranking Anual da Raça!!!  Marco importantíssimo na História da raça no Brasil.


 

*  *  * 



Tradutor

CanilLesAmis.com.br ®
Direitos Reservados 2011

Usamos Microchip Partners Royal Canin free counters

Desenvolvido por: Argon
Otimização de Sites